Tomar suco verde logo pela manhã pode contribuir muito para sua saúde. É uma forma saudável, prática e relativamente simples de oferecer várias vitaminas, minerais, antioxidantes e outros fitoquímicos.
O suco verde pode trazer muitos benefícios e, quando associado a bons hábitos de vida, torna-se um grande aliado.
É nutritivo, possui propriedades detoxificantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes, antitumorais, evita retenção de líquidos, equilibra o pH do corpo e fortalece o sistema imunológico.
Devido à quantidade satisfatória de compostos que atuam na eliminação de toxinas do organismo, o suco verde pode facilitar o processo de desintoxicação. Daí seu apelido “suco detox”. Esta bebida é rica em vitaminas A, C, B6, K, ácido fólico, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. Contém flavonoides, luteína e glicosinolatos, substâncias que aumentam a ação das enzimas na fase II da desintoxicação. Tem uma excelente relação cálcio e magnésio e, por isso, é uma boa opção no combate à osteopenia.
Os ingredientes do suco verde podem variar de acordo com o seu gosto. Seguem algumas dicas importantes:
1.Ingredientes orgânicos e frescos – Utilize ingredientes orgânicos sempre que possível, pois a quantidade de vitaminas, minerais e compostos bioativos é consideravelmente maior nesses alimentos. Além disso, são livres de agrotóxicos. Por isso, vale muito a pena investir em orgânicos.
2. Coloque dois tipos de folhas verdes – (Ex.: couve e hortelã; brócolis e salsinha)
3. Escolha uma fruta (Ex: abacaxi ou maçã)
4. Adicione suco de um limão (se desejar e gostar, utilize um pouco da casca, pois possui óleos essenciais e outras substâncias benéficas). O limão é uma ótima fonte de vitamina C, que auxilia na absorção do ferro da couve e, por conter citrato, age contribuindo para um pH alcalino.
5. Adicione uma hortaliça (Ex: cenoura)
6. Utilize gengibre – É ótimo para digestão, previne náuseas, é antioxidante, anti-inflamatório, combate gripes e resfriados.
7. Adicione brotos – Utilizar brotos deixa seu suco ainda mais interessante devido ao grande número de compostos antioxidantes, minerais e enzimas digestivas.
8. Adicione sementes (Ex: chia, linhaça e gergelim) – São fontes de fibras e ácidos graxos essenciais. Melhor ainda se as sementes forem previamente hidratadas. É uma ótima forma de acrescentar fibras à sua alimentação e deve ser tomado sem coar. A ingestão adequada de fibras otimiza o funcionamento intestinal e favorece a manutenção de uma microbiota saudável, contribuindo para a prevenção de diversas doenças.
9. Para otimizar a saúde intestinal, adicione biomassa de banana verde – uma fonte de fibras prebióticas com excelente ação na manutenção dos níveis de glicose sanguínea.
10. Adicione cúrcuma (açafrão), canela e salsão.
11. Varie os ingredientes – Fazer receitas diferentes é uma forma de diversificar os nutrientes e evitar o surgimento de possíveis hipersensibilidades alimentares.
A recomendação deste texto é baseada em estudos para a população em geral. No entanto, um dos pilares da nutrição funcional é a individualidade bioquímica, e, por isso, é imprescindível a avaliação feita por um profissional capacitado que avalie possíveis alergias ou intolerâncias alimentares. A inclusão do suco verde na rotina alimentar traz muitos benefícios. Vale reforçar que todo excesso é prejudicial. A sugestão é o consumo de um copo de suco verde por dia. Aumentar muito o consumo pode comprometer a absorção de iodo. Pessoas com hipotireoidismo devem ter cautela neste quesito. Lembrando que isso só acontece com um consumo excessivo (cerca de dez copos ao dia). Pessoas que têm dificuldades com alimentos ácidos podem utilizar frutas como maçã, goiaba e banana.
Por Tane Hermuche