Sinusite é a inflamação dos seios da face (“Buracos” que todos temos nas imediações do nariz e acima dos olhos, primordialmente) que existem para não só diminuir o peso do crânio mas também produzir a secreção que lubrifica o nariz e assim retém impurezas. Na sinusite, esta secreção (“catarro”) fica presa, concentrada e viscosa, assim comprimindo as paredes dos seios da face, provocando inflamação e causando dor. Ocorre que quanto mais esta secreção acumula, mais vai ficando “velha” e fétida por ser infectada por microrganismos (mais comumente vírus – Estudos mostram que menos da metade das sinusites são de etiologia bacteriana); Ou seja: o que principalmente melhora os sintomas de uma sinusite é possibilitar a saída deste catarro dos seios da face e, somente quando necessário, matar o agente infeccioso que está vivendo e multiplicando-se na secreção retida (lembremo-nos que antibióticos em geral servem para combater bactérias e não vírus).
As principais causas da sinusite, portanto, são todas aquelas que levam à retenção de secreção nos seios da face:
- Tomar pouca água: já que o catarro é composto, em sua maior parte, por água – sem ela, fica grosso demais e bem mais difícil de sair
- Aspirar fumaça/poeira demais: sujeiras em geral, que vão engrossar a secreção, dificultar sua saída e torná-la ainda mais inflamatória
- Exposição excessiva ao ar condicionado: o frio excessivo “engrossa” o catarro e piora sua eliminação
- Alergias mal tratadas ou contato recorrente com o fator de alergia
- Malformações: falhas anatômicas que possam comprometer a drenagem da secreção.
Uma vez explicado isto, sugestões que podem melhorar os resultados do tratamento prescrito pelo seu médico:
1 – Tomar água direito – MUITA água e regularmente!
2 – Afastar os fatores causais (Sempre que possível).
3 – Lavar a cavidade nasal com soro fisiológico várias vezes por dia, sobretudo após expor-se a odores fortes ou que sabidamente possam causar crises. Duas boas dicas para ajudar nisto:
a) Uma boa dica para ajudar nisto é este dispositivo: http://lota.com.br
b) Usar várias vezes por dia sprays de “soro fisiológico” sob pressão (como Maresis, Fluimare, Marimer e similares), conforme técnica explicada nas bulas deles.
4 – Incline a cabeça para trás e pingue 3 a 5 gotas de água oxigenada em cada narina, conforme explica este vídeo.
5 – Vaporizações constantes: pegue uma panela de água e coloque para ferver. Quando fervendo, desligue e fique respirando o vapor. Este vapor mata boa parte dos microrganismos e melhora a saída da secreção, aliviando os sintomas.
6 – Umidificação – Sinusites são mais comuns em climas secos e, nestes casos, pode ser bem benéfico um umidificador no ambiente, sobretudo durante o sono.
7 – Anti-inflamatórios: Geralmente são utilizados quando em vigência de dor intensa associada ou não a demais sinais inflamatórios.
8 – Antitérmicos (Paracetamol/Dipirona/Ibuprofeno): Recomendáveis, às vezes, quando há muita dor ou febre alta associada.
9 – Antialérgicos: Só recomendo se a alergia estiver MUITO “atacada” (E devemos ter cuidado com eles porque ressecam muito a secreção e assim prejudicam a saída dela dos seios da face, por isso com o potencial de “cronificar” a sinusite).
10 – Antibióticos: Somente recomendo quando há suspeita forte de infecção bacteriana (lembrando que isto corresponde à minoria dos casos), confirmada ou não por exames, mas normalmente associada a febre alta. Os antibióticos agem no organismo todo e têm o potencial de prejudicar muito as floras bacterianas benéficas intestinais, bucais, vaginais, urinárias, etc. E isto muitas vezes torna o paciente mais propício a infecções nestes locais, em um futuro próximo. Some-se a isso que boa parte dos antibióticos tem dificuldade de penetrar nos seios da face e efetivamente chegar à infecção no catarro…
11 – Imunoestimulantes: Na minha opinião, muito bem-vindos… Alho (e cebola, que são antibióticos naturais com centenas de bons estudos comprovando suas propriedades também anti-inflamatórias), gengibre, copaíba, vitamina C, Zinco, Epicor, Equinácea purpúrea, Leucogen (Estes 3 últimos sobretudo em casos crônicos e sob prescrição médica).
12 – Exercícios físicos leves (Caminhada, por exemplo) – Indicados porque ajudam a aumentar a temperatura da face e assim melhoram a drenagem da secreção dos seios da face.
13 – Corticoides, na minha opinião, devem ser evitados ao máximo, sempre que possível, porque pioram o funcionamento do sistema imunológico.
14 – Xaropes: Desde que sejam fluidificantes ou expectorantes (Sobretudo os primeiros), a exemplo da acetilcisteína (e outras tantas opções mais naturais), acebrofilina ou mesmo ambroxol. De resto, não vejo como possam ajudar muito…
Infelizmente, entretanto, um erro comum de muitos colegas médicos é focar o tratamento no uso de medicações, com exagero, na maioria das vezes; mas a reflexão neste sentido, deixo para o leitor.