É comum as pessoas buscarem médicos para tratar sintomas localizados. Nestes casos, muitas vezes desejam algum remédio ou tratamento específico apenas para aquele incômodo, na região onde ele se manifesta.
O problema é que, frequentemente, sintomas localizados são causados, mantidos ou agravados por fatores sistêmicos. Esses fatores agem no organismo todo e, muitas vezes, se manifestam de maneira mais importante distante do local em que o paciente deseja mais atenção.
Por exemplo, aquele corrimento vaginal que pode ser causado ou piorado pela ingestão regular de certos alimentos, ou aquele conjunto de inflamações (sinusites, amigdalites, faringites e infecções em geral) causadas ou pioradas por um hipotireoidismo mal tratado. Ou ainda, dores articulares constantes porque o sangue está inflamado, ou a dor de cabeça frequente por estresse e até por falta de água ou respiração inadequada. Ou a dificuldade de emagrecer e o cansaço devido a um sono ruim…
Eu poderia listar inúmeros exemplos aqui, mas acredito que você já entendeu: muitas vezes, o alívio que você busca está em melhorar o funcionamento do seu organismo como um todo. Buscar apenas um remédio rápido é enganar-se e pode trazer problemas.
Corrigindo isso, você verá a maior parte da sua saúde melhorar significativamente.