SAMe não é um remédio, medicamento, aminoácido ou vitamina, mas sim uma substância natural que desempenha muitos papéis essenciais no corpo. Em condições normais, é fabricado em abundância a partir de metionina e trifosfato de adenosina (ATP) e pode ser suplementado. É fundamental para a produção do importante antioxidante glutationa, sobretudo no fígado e no cérebro, e contribui para muitos dos processos fisiológicos essenciais do corpo, agindo como um doador de metila. Entre suas funções, estão a produção e reciclagem de moléculas de sinalização química, como hormônios e neurotransmissores, incluindo serotonina, dopamina e noradrenalina, além da metilação, o processo de adição de grupos metil que contribui para a expressão gênica. Além disso, o SAMe modifica moléculas importantes nas membranas celulares, controlando a comunicação vital entre e dentro das células.
Resumidamente, o SAMe serve para ajudar no tratamento da depressão, na melhoria do humor, na prevenção e tratamento de doenças do fígado, na melhora da dor causada pela artrite (sendo tão eficaz quanto a maioria dos anti-inflamatórios não esteroides, com efeitos positivos prolongados mesmo após a suspensão), na fibromialgia, no Parkinson e até na otimização da função endotelial.
Observações importantes: Este vídeo é informativo e de nenhuma maneira visa prescrever CoQ10 para ninguém; se gostou da dica, leve-a para avaliação do seu profissional de saúde de confiança, para que juntos vocês avaliem a adequação dela ao seu caso. Mais sobre o assunto em www.icaro.med.br/Suplementacao.
Ninguém deve usar suplementos ou remédios, fora de situações de urgência/emergência, sem antes (ou junto a) melhorar seus hábitos de vida (www.icaro.med.br/12Passos), sob pena de não ter efeito, obter pouco ou colher mais efeitos adversos.
Boa semana!
Links mais relevantes consultados para a elaboração do vídeo:
https://www.lifeextension.com/magazine/2007/4/report_same/page-01
https://www.youtube.com/watch?v=YMEzV-Tr4RU
Estudo: “Role of S-adenosyl-L-methionine in the treatment of depression: a review of the evidence” – por David Mischoulon and Maurizio Fava (Am J Clin Nutr 2002;76(suppl):1158S–61S. Printed in USA. © 2002 American Society for Clinical Nutrition )
http://iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-114018.pdf
https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=s+adenosylmethionine&btnG=&oq=s-adenosy
Estudo: S-Adenosylmethionine Synthesis: Molecular Mechanisms and Clinical Implications – em Pharmacol. Ther. Vol. 73, No. 3, pp. 265-280, 1997