Não há consultas e tratamentos iguais em Medicina Integrativa. Isso ocorre porque as formas de diagnóstico, terapêutica e acompanhamento são escolhidas de acordo com as necessidades de cada paciente, sendo estas cuidadosamente obtidas, agrupadas e analisadas individualmente. Entre as quais estão, neste serviço, em ordem de importância ou frequência de utilização:
Hábitos saudáveis de vida: São a base para o sucesso de qualquer intervenção em saúde e, frequentemente, negligenciá-los causa ou piora sinais e sintomas. Assim, sua orientação e promoção são partes fundamentais da consulta.
Homeopatia: O medicamento homeopático trata ao ser capaz de produzir efeitos semelhantes aos que o paciente apresenta, sendo conhecido como a “cura pelo semelhante”. Esta abordagem foi estudada e utilizada desde a antiguidade e resgatada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII. Seu princípio ativo, ou energia, é extraído de substâncias da natureza, incluindo os reinos vegetal, mineral e animal, sendo diluído e dinamizado. Assim, torna-se amplamente capaz de estimular a energia vital no sentido do reequilíbrio, restabelecendo o estado de saúde. Por ser altamente específico para cada pessoa, o remédio homeopático é obtido por meio de uma investigação minuciosa do paciente, incluindo o esmiuçamento de sua forma de vida, hábitos, alterações no intelecto, imaginação e sonhos, formas de sentir e perceber seus próprios sintomas, sua relação com os fenômenos atmosféricos e com tudo o que o cerca, bem como as possíveis vivências desencadeadoras do processo da enfermidade.
Nutrologia e Alimentação Funcional: Envolve o estudo dos alimentos e a sua aplicação em dietas e terapias, objetivando usá-los como aliados no tratamento e prevenção de doenças.
Fitoterapia: Inclui produtos e medicamentos derivados de plantas, utilizados no tratamento e prevenção de doenças.
Ortomolecular: Favorece a restauração dos níveis adequados de diversas substâncias naturalmente presentes no organismo, tais como vitaminas e minerais. A falta ou excesso dessas substâncias pode levar ao surgimento ou piora de várias doenças. Além disso, combate os radicais livres, que são significativos no processo de envelhecimento, e auxilia eficazmente em processos de recuperação, rejuvenescimento e bem-estar.
Lisadoterapia: Complementos alimentares naturais obtidos por meio da lise (ruptura) de tecidos orgânicos. Essa técnica resulta em aminoácidos, carboidratos, oligoelementos, vitaminas, entre outros, com alta absorção pelo organismo e atividade biológica específica (organoespecificidade). Contribui para a nutrição adequada e específica de diferentes tecidos do corpo, auxiliando no restabelecimento do seu equilíbrio funcional em estados de doença.
Oligoterapia: Utiliza catalisadores, substâncias que facilitam e regulam reações químicas essenciais ao funcionamento do organismo, enfatizando a qualidade em vez da quantidade. Esta abordagem regula o corpo e a mente, abrangendo o quadro clínico completo do paciente. Ela melhora a capacidade de adaptação e recuperação, restaurando e mantendo o equilíbrio.
Medicina Tradicional Chinesa: Eficaz e amplamente empregada em seu país de origem e países vizinhos, baseia-se na aplicação de conhecimentos diagnósticos e terapêuticos característicos dessa medicina, incluindo o uso dos cinco elementos e da teoria do Yin-Yang para entender o indivíduo e suas disfunções.
Iridologia: Esta ciência possibilita traçar o perfil de um indivíduo pela observação das íris dos olhos (a parte colorida), revelando tendências de comportamento físico, mental e emocional ao longo da vida. Assim, ela complementa os métodos diagnósticos tradicionais, oferecendo suporte adicional.
Alopatia: Frequentemente referida como medicina “tradicional”, é a forma mais difundida e amplamente aceita. Baseia-se no uso de medicações em doses específicas e na relação destas com os seus efeitos. Comparativamente mais “recente” que outros métodos usados em Medicina Integrativa, visa a cura ou alívio de doenças ao antagonizar seus sinais e sintomas, como por meio de anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos, entre outros.
Escrito por Dr. Ícaro Alves Alcântara