Este é um “texto 2 em 1”, já que é a junção de dois posts bem atuais meus, citando entre as referências um excelente artigo do Dr. Paulo Farber, acerca de um tema em que há muitos mitos e desinformação: osteoporose. E acredite: possivelmente, você “acha” que sabe muito sobre ela… Bem, após a leitura, revise seus conceitos…
OSTEOPOROSE – Será que você sabe o suficiente sobre ela?
1 – A maior parte das osteoporoses é do tipo trabecular;
2 – A osteoporose trabecular é muito mais fruto de desequilíbrios hormonais que mera carência de cálcio;
3 – Cálcio, sem magnésio, vitamina D3, fósforo, vitamina K, estrôncio (entre outros) e exercício físico regular acaba por depositar-se nos locais errados, calcificando (e enrijecendo) o que não deveria, a exemplo de cartilagens e paredes de artérias…
4 – Sem adequada quantidade de proteínas na dieta (e boa digestão/absorção delas), você nunca produzirá matriz óssea suficiente e saudável para ser calcificada e funcionar direito.
Leia mais no link abaixo:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=69
Apenas acho que faltou mencionar que outros três fatores mega importantes têm que estar associados ao tratamento ideal para osteoporose:
1 – Água e hábitos saudáveis de vida (http://www.icaro.med.br/12habitos)
Quem toma pouca água por dia induz seu cérebro a comandar um metabolismo mais catabólico do que anabólico, para sobreviver, e isso leva a “quebras” em geral, inclusive e de forma importante, de ossos. Diga-se de passagem, hábitos de vida ruins levam o organismo a se destruir, pelo motivo exposto acima para a água, que é o principal hábito de vida saudável.
2 – Proteínas
Antes de tudo, é crucial entender que a matriz óssea é composta por um esqueleto proteico que é mineralizado, sendo basicamente colágeno que vai sofrendo a incorporação de minerais, principalmente cálcio (https://www.lifeextension.com/protocols/metabolic-health/osteoporosis). Portanto, se sua dieta não fornece as proteínas/aminoácidos necessários para o seu organismo, você nunca terá ossos verdadeiramente saudáveis.
3 – Hormônios
Desequilíbrios hormonais, em geral, impedem que o corpo receba os comandos necessários para a adequada produção de osso saudável, através do equilíbrio entre as ações de construção e degradação de ossos (remodelamento) e a incorporação de nutrientes na quantidade, qualidade e locais corretos. Em outras palavras, você pode consumir suplementos e medicamentos diversos à vontade, mas se possui distúrbios hormonais significativos não tratados, seus tratamentos tendem a alcançar resultados insatisfatórios e/ou às custas de desagradáveis efeitos colaterais.
Entendeu? Então, agora, pare e pense: você ainda acredita que tratar osteoporose se resume a tomar cálcio associado a quantidades insuficientes de vitamina D?