De vez em quando aparecem alguns nas redes sociais questionando coisas como “cadê os estudos científicos, as evidências pra respaldar isso que você postou”?
Que tal bom senso, gente? Entenda o óbvio:
– Nossa ciência não explica tudo por falta de interesse ou falta de evolução suficiente para tal, em relação a vários assuntos. Explico isto aqui claramente
http://www.icaro.med.br/…/reflexoes-baseadas-evidencias-se…/
– Conhecimentos, úteis e respaldados, vêm de várias fontes possíveis fora “os artigos”: Aulas com bons professores (da faculdade às pós-graduações e cursos), trocas de informações entre profissionais, revistas, textos na internet… Quem registra as fontes, “evidências científicas” de tudo o que ouve, lê ou com o que entra em contato? Todo conhecimento adquirido vai virando patrimônio e assim participando de um pool que só aumenta e aprimora-se ao longo da vida. Ou todo nutricionista anda por todo lugar com tabelas/dietas/alimentos embaixo do braço, o mesmo ocorrendo com personais (prof. educação física) e seus equipamentos, psicólogos e seus divãs e médicos e seus remédios?
– A maioria dos profissionais que posta na internet regularmente (como eu) visam sobretudo informar o público leigo-em-saúde ou troca de conhecimentos tanto com leigos quanto com profissionais: qual é o objetivo, pois, de entupir cada post com referências a artigos e livros?
Haja paciência! rrs
Alguns cyberchatos-qualificados são até bons em suas áreas mas “resolveram” que por isso são bons em todas as áreas e têm invadido posts para palpitar (não há problema nisto quando a intervenção é construtiva… Mas por vezes entram só para tumultuar ou falar besteira) ou criado posts para ofender, provocar e denegrir. Ou seja, não seja um, comprovadamente, chato-baseado-em-evidências: vá arrumar coisas boas para fazer da vida como legitimamente, AJUDAR O PRÓXIMO!
Um abraço para todos