A “reposição hormonal” realizada por décadas de forma errada, baseada em conceitos absurdos, não só prejudicou muitos homens e mulheres ao redor do mundo, como também deixou verdadeiras sequelas de “desinformação” e mitos sobre o uso de hormônios para prevenção e tratamento de doenças, bem como longevidade com qualidade de vida.
Só posso dizer-lhes algumas coisas que são fatos acerca do assunto:
✅ Com o avançar da idade, vai diminuindo a capacidade do próprio organismo de produzir hormônios.
✅ Os hábitos de vida das pessoas são usualmente ruins e seriam fundamentais para a adequada produção, circulação e atuação dos hormônios no organismo.
✅ Hormônios são mensageiros, ou seja, fundamentais para que os diversos órgãos comuniquem-se entre si, principalmente o cérebro com o resto do corpo.
✅ Em qualquer idade, a recuperação de níveis hormonais adequados, bem conduzida e quando bem indicada, é indiscutivelmente benéfica, também para a prevenção e tratamento de vários tipos de câncer (dúvidas sobre isto? Basta pesquisar, por exemplo, os milhares de artigos disponíveis em scholar.google.com).
✅ A quase totalidade dos efeitos “ruins” atribuídos ao uso de hormônios refere-se ao uso de similares aos naturais e não os idênticos.
✅ Hormônios não são “a salvação para todas as pessoas”, mas sua deficiência (ou mesmo seu eventual excesso) causa ou piora inúmeros sintomas, distúrbios e doenças.
✅ Nosso organismo funciona em parte, mas de forma importante, às custas do equilíbrio entre hormônios e neurotransmissores, onde um sempre afeta muitos dos demais, como em uma orquestra sincronizada: ou seja, o excesso ou falta de um sempre afeta a quantidade, qualidade e harmonia do conjunto; também por isso, níveis hormonais nunca devem ser avaliados ou abordados isoladamente.
Os excelentes textos abaixo informam e tiram dúvidas muito bem sobre o assunto: não deixe de lê-los!
Para MULHERES:
http://www.novatrh.net/perigo.html
Para HOMENS:
http://www.novatrh.net/progemen.html
Para AMBOS: