✅ A principal causa é a inflamação crônica, que por vezes é até silenciosa e/ou de pequena intensidade. O paciente até tem sintomas, mas aprende a conviver com eles, negligencia-os ou nem os considera.
✅ Dificuldade em ganhar massa muscular e/ou de perder peso gordo (emagrecimento difícil) podem ser sinais de inflamação crônica, muitas vezes de baixa intensidade.
✅ Quando você ingere cronicamente alimentos aos quais tem intolerância ou alergia, substâncias são produzidas pelos seus intestinos para proteger você desta agressão, e estas acabam levando à redução da sua sensibilidade à insulina e à leptina, levando você a engordar.
✅ Principais alimentos ruins (e por isso, pro-inflamatórios): processados, transgênicos em geral, ricos em glúten, ricos em açúcar, ricos em gordura trans e conservantes, ricos em leite industrializado e fast-food em geral.
✅ O açúcar está “excessivo” não só nos doces, mas também nas batatas inglesas, arroz branco, massas, pães, bolos, biscoitos.
✅ Muitas vezes, os alimentos que fazem mal para você são aqueles tidos como saudáveis para a grande maioria das outras pessoas.
✅ Manter bons hábitos de vida no dia a dia e, após os exercícios regulares (cerca de até 30 min após), usar uma proteína de qualidade e rápida absorção ainda é uma excelente dica para otimizar o metabolismo (sobretudo via ganho de massa magra).
✅ Vários estudos têm indicado o jejum, intermitente ou por períodos maiores regularmente, como forma de perda de peso e longevidade, mas cuidado: isso só vale quando associado a regimes alimentares (e até rotinas de exercícios associadas) fora do habitual, sobretudo com bem menos carboidratos e mais gordura, proteínas e fibras. E, claro, sempre muita água por dia, ou qualquer metabolismo sofre.
✅ Calmantes, remédios para dormir e alguns antidepressivos são apenas alguns exemplos de medicamentos que podem prejudicar seu metabolismo.
✅ Nunca fique mais que 60 minutos sentado direto em qualquer atividade que seja: mexa-se várias vezes durante o dia e aumente o tempo de pé, caminhando entre os compromissos do dia.
✅ Melhore sua massa muscular: os músculos que você ganha e exercita têm que se sustentar mesmo no repouso, e por isso você fica com os benefícios por até 72 horas após o exercício de força!
✅ Cuide da saúde dos seus intestinos: água + fibras regularmente, junto a uma boa população de bactérias benéficas, não só te protege e ajuda a emagrecer, como melhora seu metabolismo, por muitos mecanismos diferentes.
✅ Café, chá verde, gengibre, canela, pimenta, hibisco, ômega-3 e demais alimentos termogênicos naturais podem ajudar bastante a dar um up no seu metabolismo.