Como avalio o Lipidograma Completo (“gorduras no sangue”) dos meus pacientes?
Simples – regras básicas para o IDEAL esperado (minha opinião):
✅ Paciente com bons hábitos de vida (ou então qualquer quantidade de colesterol que tenha oxidará mais facilmente e por isso trará problemas – e terá níveis altos de triglicerídeos, perigosos).
✅ Demais exames têm que estar equilibrados também (nunca devemos analisar exames isoladamente e sem compatibilizar seus resultados com o quadro clínico do paciente) ou afetarão e serão afetados pelos “níveis de gorduras no sangue”.
✅ Equilíbrio de hormônios e neurotransmissores é fundamental, já que afeta diretamente os níveis e grau de oxidação de gorduras. Sobretudo de T4, T3, testosterona, cortisol, …
✅ HDL, deve estar acima de 60 – Colesterol total, deve estar entre o dobro e o quádruplo do valor do HDL (vejo ser ideal estar no triplo).
✅ LDL, entre 100 e até 20 pontos acima do dobro do valor do HDL) – por exemplo, para um paciente com HDL de 60, acho usualmente ótimos LDL de 100 a 140 (até porque sem bons níveis de LDL ninguém fabrica hormônios ou células ou nervos ou faz reparos adequadamente!).
✅ O seu nível de Triglicerídeos deve sempre estar no máximo até 2,5 vezes o valor do seu HDL (que, relembrando, deve estar acima de 60) E nunca deve estar abaixo do valor do HDL (ou você pode estar com carências de dieta que precisam ser corrigidas, por exemplo de carbos complexos ou gorduras em geral).
✅ Paciente com bons hábitos de vida (ou então qualquer quantidade de colesterol que tenha oxidará mais facilmente e por isso trará problemas – e terá níveis altos de triglicerídeos, perigosos) – Melhore seus hábitos de vida: https://icaro.med.br/12habitos/
Entendido? Compartilho esperando que ajude vocês, de alguma forma.
Esta é a minha opinião, raciocínio que uso para os meus pacientes, após muito estudo e atualizações… Tem dado certo pros últimos mais de 20.000 pacientes atendidos!
COLESTEROL NÃO é inimigo de ninguém… Só se for maltratado.