Realizei uma incrível live com a Dra. Denise Carreiro sobre os potenciais impactos negativos do consumo de leite e glúten. Não percam a oportunidade de conferir essa conversa esclarecedora!
DICA:
Em uma live recente, realizada em setembro de 2023, tive o privilégio de conversar com o renomado Chef Marcelo Horta (@chef.marcelohorta). Discutimos os alimentos que podem ser prejudiciais à saúde e os motivos pelos quais é fundamental evitá-los na sua mesa.
Para saber mais sobre alimentação acesse: icaro.med.br/alimentacao/
Por Denise de Carvalho
http://instagram.com/dra.denise_decarvalho
LEITE. Ele é mesmo essencial na alimentação saudável? Vou dar a MINHA opinião, como gastroenterologista, que, obviamente, não é absoluta, e o assunto é muito controverso. Por que eu não recomendo aos meus pacientes o consumo do leite?
O leite não é essencial para os adultos. Inclusive, já foi retirado da pirâmide alimentar publicada por Harvard. Joguem no Google e verão. Vamos a alguns fatos que precisam ser considerados.
✅ Substâncias injetadas nas vacas para aumentar a produção do leite, conhecidas como RBGH (hormônio do crescimento sintético recombinante), também são secretadas no leite da vaca e vão diretamente para o seu estômago. Está associada ao aumento de câncer de mama, leucemia e puberdade precoce em crianças.
✅ O RBGH diminui a resistência da vaca a infecções, sendo necessário o uso de antibióticos para que, novamente, não diminua a produção de leite, que vai para o trato gastrointestinal de quem consome e altera a microbiota intestinal.
✅ A alimentação da vaca, novamente para aumentar a produção de leite, é baseada em grãos, em sua maioria geneticamente modificados (soja e milho), o que também altera a microbiota intestinal.
✅ A proteína do leite é muito alergênica e pode causar a perda da integridade da barreira intestinal, ou o “LEAKY GUT”, assim como a DISBIOSE.
✅ O desequilíbrio da METALOTIONEÍNA, uma proteína dependente do zinco por suscetibilidade genética (mais frequente do que imaginávamos), causa, entre outras coisas, má digestão da caseína do leite e do glúten, gerando a chamada CASEOMORFINA, um peptídeo que mimetiza os efeitos das drogas opiáceas, como a morfina.
❗ Dessa forma, o leite pode causar dependência!!! Quanto mais você não deve consumi-lo, mais você quer!!!
Dá bem-estar, mas pode afetar a aprendizagem, a interação social, a função motora e sensorial. Quem ADORA leite já tentou ficar sem ele? É horrível!! Eu mesma já fui dependente dele, mas me livrei ?
Portanto, você quer tomar leite? Se sua resposta for sim, procure leite de vacas que pastam e não recebem hormônios e antibióticos. Tenha consciência de suas escolhas. Sugiro a leitura do livro “Alimentação e Distúrbios do Comportamento” de Denise Carreiro.
Por Denise de Carvalho http://instagram.com/dra.denise_decarvalho
Respostas de 2
Os queijos, aqueles que passam por um processo de cura, alguns chega passar 12 meses em uma estufa! Esses não são saudáveis? Exemplo: os da serra da canastra.
Senhor, estes serão “mais saudáveis que os convencionais” mas ainda restará neles alguma parcela de Caseína e Betalactoglobulina não quebrada que, ficando assim, é inflamatória, ok?