A imagem acima é do artigo “Mecanismos de ação dos hormônios da tireoide”, disponível gratuitamente em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3433956/.
Entenda melhor esta glândula extremamente importante, fundamental à vida, aqui:
Se você usa (ou conhece alguém que use) Levoid, Synthroid, Puran, Euthyrox e similares, leia (ou mostre para quem usa):
1️⃣ Todos estes são nomes comerciais de levotiroxina sódica, cuja única função no organismo é basicamente a mesma do T4 (tiroxina): transformar-se em T3 (triiodotironina). O T4 em si não tem qualquer função biológica reconhecida: dentro das células, o T4 tem que ser transformado em T3, que é o hormônio que realmente estimula o metabolismo (entenda mais em www.icaro.med.br/T3).
2️⃣ O problema é que, para o T4 se transformar em T3, você precisa de várias condições ao mesmo tempo: suficiência em quantidade e qualidade de hábitos de vida (www.icaro.med.br/12Passos), vitaminas (principalmente D e do complexo B), minerais (especialmente ferro, selênio e zinco) e outros hormônios (como progesterona, testosterona e baixos níveis de leptina). Ou seja, muitas pessoas estão “tomando T4” (ingerindo algum dos medicamentos que citei acima) e ainda continuam com sintomas de hipotireoidismo (www.icaro.med.br/Hipotireoidismo), porque o T4 que não se converte em T3 praticamente “não serve para nada”.
3️⃣ Mesmo com as condições acima, em casos raros, o paciente ainda pode produzir T3, mas enfrentar problemas com os receptores para ele. Assim como cada fechadura é aberta por uma chave específica, cada hormônio tem seu receptor específico. Um hormônio sem receptores livres e de qualidade para recebê-lo não consegue atuar adequadamente.
4️⃣ O excesso de T4 administrado ainda pode ser convertido em T3 reverso, que é inativo e pode “entupir” os receptores, prejudicando a ação do T3 ativo.
5️⃣ O T3 é tão importante que a tireoide produz cerca de 15% dele, enquanto o resto é T4. Portanto, quem não tem mais a tireoide precisa prestar ainda mais atenção na quantidade de T3 circulante!
6️⃣ Atendo pacientes com “problemas de tireoide” quase todos os dias, muitos dos quais com casos mal avaliados e mal tratados, infelizmente.
Entendeu? Se ainda não, acesse os links acima e estude. Os vídeos e textos vão te ajudar nisso!