Quando for escolher um profissional de saúde para te acompanhar ou em quem confiar, seja ele médico, nutricionista, personal trainer, entre outros, minha humilde sugestão é que você observe os seguintes pontos:
- Ele tem experiência?
- Possui bagagem técnica e científica, mas também prática abundante com pacientes e bons resultados?
- Fala a verdade? Faz o bem para os outros? Parece ter bons valores?
- Mantém-se atualizado e aparentemente sem preconceitos?
- Dá o exemplo? Ou seja, demonstra em suas condutas e em si mesmo os resultados do que diz que funciona? Tem saúde e até boa aparência, dependendo do que prega e compatível com o que prega?
- Gasta mais tempo contribuindo de forma edificante e útil para o próximo do que criticando os outros?
- Trata bem as pessoas?
- É humilde na maior parte de suas colocações? Não se considera o dono da verdade, estando sempre disposto a aprender sem se sentir atacado por isso?
- Sabe trabalhar em equipe e respeitar competências em abordagens multidisciplinares em benefício do paciente? E reconhece a importância disso?
- Fala de Deus pelo menos em parte do seu discurso (considero isso importante).
- Dá bons conselhos gratuitamente? Não cobra pela grande maioria do conhecimento que tem, pois compartilhar e ajudar o próximo é uma sugestão de Jesus para nós.
- Parece ter bom senso em suas colocações, ideias e condutas?
Siga seus posts e sites, conheça seu currículo e acompanhe sua trajetória antes de entregar sua saúde e confiança ao profissional em avaliação. Sua vida agradece!
Ninguém é perfeito, eu bem sei, mas não seria desejável que quem te acompanha em saúde tenha o máximo possível dessas qualidades, sendo a principal que seja do bem e efetivamente preocupado com o bem do próximo ao invés de autopromoção e status como focos? Reflita!