A base para a saúde são três coisas: ÁGUA, ALIMENTAÇÃO e RESPIRAÇÃO. Simples assim. Ou seja, meu conselho médico para você é que, se realmente quer obter, manter e melhorar a sua saúde, comece por isso, que ajuda tanto na prevenção quanto no melhor tratamento (e muitas vezes cura, quando possível).
Explico: um carro não funciona sem combustíveis: gasolina, óleos, fluidos. E se estes forem de baixa qualidade, pode também não funcionar ou quebrar precocemente, com mais frequência e com mais dano. Algo bem similar ocorre no corpo humano: para operar direito, suportar agressões e reparar-se delas, precisa de muitas coisas, mas o básico é água, nutrientes da alimentação e oxigênio do ar inspirado, em quantidade, qualidade e regularidade adequados.
Tentar começar a cuidar direito da saúde buscando o suplemento, remédio ou tratamento “certo” (fora situações emergenciais) é “colocar o carro na frente dos bois”: grandes chances deles terem pouco ou nenhum efeito e mais efeitos colaterais que positivos.
Estou frisando isso porque infelizmente parece que a maioria das pessoas, incluindo profissionais de saúde, parece ainda não valorizar esta base: afinal, nem na mídia, nos papos, nas faculdades ou nos consultórios ela recebe a importância que deveria…
É questão de lógica:
1 – Em um dia, comemos poucas vezes, tomamos água em cerca de 10 oportunidades mas respiramos dezenas de milhares de vezes: você já tinha “se tocado”, portanto, da importância de respirar direito regularmente? Todos precisamos respirar fundo bem mais vezes ao longo do dia, assim melhorando a oxigenação via pulmões.
2 – Água é a maior parte do organismo humano, incluindo cérebro, e sem ela ninguém absorve direito nutrientes e o sangue sequer chega direito a todos os lugares do corpo (mais de 90% do sangue é água). Quase todo mundo toma menos água do que deveria e/ou não se importa com a qualidade dela e o resultado são as centenas de sintomas e distúrbios assim causados ou agravados.
3 – Seu organismo precisa que vitaminas, minerais, fibras, enzimas, proteínas, gorduras e carboidratos venham, todos, variados, suficientes e de boa qualidade, da sua alimentação e quando meramente um destes falta, o resultado é doença. Infelizmente, entretanto, hoje em dia a maioria das pessoas come regularmente, sobretudo alimentos pobres em nutrientes. Acredite, você precisa fazer isso direito: www.icaro.med.br/alimentacao.