Mini-Live de Outubro de 2019 sobre o tema, informando sobre as atualizações desta seção e abordando o tema.
Antes de mais nada, assista isto:
POST 1 – OUTUBRO DE 2019:
1️⃣ – Em consultório, atendo casos de ansiedade quase que diariamente, seja como queixa principal seja como parte do quadro clínico das centenas de pacientes que me procuram todos os meses.
2️⃣ – A ansiedade, quando não ou mal abordada (algo frequente), na maioria das vezes leva gradativamente à depressão (https://icaro.med.br/depressao/) e daí a quadros psiquiátricos potencialmente piores. Depressão e ansiedade são dois dos distúrbios mais comuns da humanidade, estão afetando cada vez mais pessoas (já começando com cada vez mais crianças e adolescentes) e muitas pessoas não sabem que têm ou “negam” os diagnósticos e, assim, não tratam direito e/ou até que os distúrbios estejam mais graves ou até “tarde demais”.
3️⃣ – Ansiedade afeta os quatro pilares: corpo, mente, espírito e relações sociais (https://icaro.med.br/4pilares/) e, como tal, seu real tratamento, de forma saudável e com resultados duradouros, passa por dar atenção aos quatro.
4️⃣ – Algumas medidas muito eficazes para ajudar a prevenir e tratar a ansiedade, que oriento e recomendo com frequência em consultório para meus pacientes, incluem:
✅ Adotar e manter melhores hábitos de vida saudáveis (https://icaro.med.br/12habitos/), uma vez que são a base de toda saúde e um organismo realmente saudável é mais forte e resiliente.
✅ Reduzir e gerenciar melhor o estresse (https://icaro.med.br/stress/), causa principal da ansiedade.
✅ Apoio Psicológico – As diferentes técnicas da Psicologia costumam ser oportunas e até necessárias na maioria dos casos (Neurofeedback, EMDR, Brainspotting, etc).
✅ Mindfulness – Conjunto de técnicas que ajuda a melhorar a saúde mental (inclui meditação)
✅ TRE – Exercícios para liberação do estresse: https://icaro.med.br/tre/.
✅ Meditação – Fundamental para todos, mas ainda praticada pela minoria – https://icaro.med.br/meditacao.
✅ Boas leituras e vídeos.
✅ Suplementos (acesse https://icaro.med.br/suplementacao e, antes de usar qualquer coisa, avalie a adequação junto aos seus profissionais de saúde de confiança) e fitoterápicos como: Taurina (até 6g/dia), GABA até 3g/dia https://icaro.med.br/gaba, Teanina, Ômega-3 principalmente o DHA no mínimo 2g/dia (https://icaro.med.br/omega3), óleos essenciais (gosto muito do Lavanda, Tangerina e Balance, da DoTerra), chás (Mulungu, Camomila, Cidreira, Passiflora, Melissa, Valeriana, etc), vitaminas do Complexo B, Magnésio (https://icaro.med.br/magnesio), aminoácidos como Metionina, Triptofano, Tirosina, etc.
✅ Modulação de hormônios e neurotransmissores (https://icaro.med.br/hormonios e https://icaro.med.br/neurotransmissores), já que afetam a saúde cerebral (https://icaro.med.br/cerebro/) que guarda íntima relação com a Saúde Mental (https://icaro.med.br/saudemental/) – muitas pessoas usam remédios (como explico no vídeo) antes de corrigir tudo isto e por isso podem acabar utilizando-os desnecessariamente ou em excesso e com menos bons resultados ou mais efeitos colaterais.
✅ Avaliação por Psiquiatra, sobretudo em casos de urgência/emergência ou quando tudo acima não surte bons resultados (algo raro de ocorrer), mas sugiro profissional que saiba ouvir atenta e detalhadamente o paciente e não só que após poucos minutos de consulta já prescreva um ou vários remédios.
5️⃣ Você pode saber mais sobre o assunto em bons materiais como:
- Vídeos, textos, livros e aulas do Dr. Juarez Callegaro (Psiquiatra, que, como eu, também atua em Estratégia Ortomolecular em Medicina – https://icaro.med.br/ortomolecular/): http://www.drjuarezcallegaro.com.br/
- Fundação Life Extension de pesquisas: https://www.lifeextension.com/protocols/emotional-health/anxiety/
- Obras do Dr. Augusto Cury, por exemplo, “Ansiedade – Como enfrentar o mal do século”.
- Livros: “Mentes Felizes”, “Você É a Sua Cura”, “O Ciclo da Autosabotagem”, “Mente Criativa”, “Manual da Saúde Definitiva”, etc (icaro.med.br/livrosrecomendados/).
- Palestras e palestrantes em icaro.med.br/neurociencia/.
- Obra do Dr. Mercola: Busque “ansiedade” em https://portuguese.mercola.com/.
POST 2 – Mais conhecimento sobre o assunto:
8 dicas realmente úteis para ajudar você a resolver este problema!
1 – Melhore seus hábitos de vida: Hábitos ruins estressam o organismo, física e mentalmente, assim drenando recursos e bagunçando o equilíbrio hormonal: na falta de nutrientes e hormônios, todo cérebro tende a ficar ansioso e irritável.
Veja mais em: https://icaro.med.br/12habitos/ e https://icaro.med.br/saude/
2 – Faça yoga e meditação: ou seja, aprenda a relaxar regularmente! Dicas aqui: https://icaro.med.br/meditacao-voce-precisa-aprender/
3 – Pratique alguma atividade física regular: Exercício físico regular ajuda a colocar energia para fora: e ansiedade é energia dentro de você, em excesso, parada, te fazendo mal.
4 – Gerencie melhor seus pensamentos: Não siga alimentando as mesmas ideias preocupantes, negativas e/ou francamente ansiosas recorrentemente ou você exaure seu tempo e energia. Mude o foco para coisas positivas, periodicamente!
5 – Tenha uma boa alimentação: Sim, há alimentos que te deixam mais ansioso(a), como glutamato, café, guaraná e similares – e muitos outros que podem contribuir para isso; também há os calmantes – ou seja, em boa parte, sua dieta controla seu cérebro.
6 – Beba chás Camomila, valeriana, mulungu, maracujá, erva doce, cidreira… Todos estes podem ajudar a acalmar.
7 – Respire bem e fundo: Respirar fundo ajuda a oxigenar melhor o cérebro e o oxigênio tem efeito calmante sobre ele.