Atendendo a pedidos, minhas 10 sugestões de resoluções para o Ano Novo em saúde, postadas no meu X (antigo Twitter) @dricaroalves. Repetidas aqui.
1 – Mude, melhore seus hábitos de vida, tornando-os mais saudáveis. Pouco adianta excelentes remédios/tratamentos se você não faz a sua parte.
Para isso, recomendo a todos que assistam estas breves apresentações que mostram quais são estes hábitos de vida tão fundamentais http://www.icaro.med.br/a-base-de-tudo/ e https://icaro.med.br/viver/
2 – Planeje-se. Na vida, só quem tem sucesso sem planejamento, em qualquer coisa, é quem tem ou teve muita sorte (ou alguma herança).
Mesmo quem teve muita sorte (ou herança), se não planejar bem como gastar seu tempo/energias, acaba perdendo o que tem/ganhou. Organize-se!
3 – Tenha um pouco de paciência e não espere resultados “da noite para o dia”: a maioria dos resultados naturais e saudáveis, leva um tempinho.
Afinal, o que você levou anos para construir (bom ou ruim), possivelmente seu corpo e mente também levarão bom tempo para adaptar-se ou consertar.
4 – Tenha força de vontade e perseverança: mudar hábitos de vida em Saúde não é algo fácil que se consiga totalmente de uma hora para outra.
Mas se você nem tentar, não insistir e não acreditar no seu potencial, que vai conseguir, a “batalha” pela sua melhoria já começa “perdida”.
5 – Reduza açúcares, café, álcool, cigarros, refrigerantes, gorduras saturadas, Sol excessivo e tudo mais que possa intoxicar seu organismo.
6 – Não confie sua saúde exclusivamente a remédios/tratamentos em geral: assim que acabarem, se a causa não foi tratada, voltarão as doenças.
7 – Procure médicos, nutricionistas, psicólogos, etc. (enfim, profissionais de saúde) para acompanhá-lo que entendam do que fazem e te escutem.
Não se esqueça que há muitos “picaretas bons de lábia” e muitos “experts” que sequer tiram tempo para ouvir o paciente ou mesmo olhar para ele.
Em todas as áreas na saúde, há muitos que têm muito conhecimento mas pouca real humanidade: como tratar sem legítimo cuidado com o ser humano?
8 – Coma bem mais alimentos funcionais, ou seja, aqueles que não só nutrem mas também ajudam a prevenir e mesmo curar doenças.
Excelentes alimentos funcionais: aveia, linhaça, maçã, açafrão, alecrim, orégano, peixes, azeite de oliva extra-virgem, quinua, soja, castanhas, folhas verdes-escuras.
9 – Nunca tome suplementos ou medicamentos sem orientação médica: muitos deles e suas associações, quando inadequados, podem fazer muito mal.
10 – Dinheiro gasto com a sua saúde, para prevenção (principalmente), exames e tratamentos (quando necessários) não está sendo “jogado fora”.
Confúcio já dizia que há homens que gastam sua saúde para terem dinheiro e depois, doentes, gastam muito mais para tentarem recuperar a saúde.
Pense bem se não é o seu caso… Você economiza para viagens, carros, acessórios, diversão, etc. E como age com gastos para ter e manter saúde?
Enfim, Boas Festas e que 2011 venha com sucesso em todas as áreas para você e sua família; especialmente em saúde.
Um abraço,
Ícaro Alves Alcântara