Alguns conselhos para quando você “resolver” cuidar da sua SAÚDE

Alguns conselhos para quando você decidir cuidar da sua SAÚDE

Então você decide cuidar da sua SAÚDE… Ótimo! Graças a Deus, cada vez mais pessoas estão tomando essa iniciativa. Você se informa sobre saúde, escolhe os profissionais (médicos, nutricionistas, etc.) que considera adequados, consulta-se, obtém prescrições e/ou sugestões de suplementos, adquire-os e começa a usá-los… Você tem a certeza de bons resultados? Resposta: NÃO. “Onde foi que eu errei?”, você pode se perguntar. Bem, o objetivo deste post é ajudar nesse sentido.

Permitam-me, portanto, algumas sugestões para não apenas facilitar sua busca por saúde, mas também para ajudá-lo a aumentar suas chances de sucesso nos tratamentos:

Informações sobre saúde

📍 A internet possui uma grande quantidade de informações sobre saúde, porém, estudos comprovam que menos de 10% dessas informações são verdadeiramente úteis, pois são técnicas, precisas e bem explicadas. Além disso, menos de 5% dessas informações estão devidamente atualizadas.

📍 Jornais e revistas podem até apresentar conteúdo atual, mas em algumas ocasiões discutem assuntos relacionados à saúde de maneira superficial ou excessivamente focada em direcionamentos específicos.

📍 Conselhos obtidos por meio dessas fontes (internet, jornais e revistas) são, em geral, direcionados para a maioria das pessoas. No entanto, é importante destacar que essas orientações podem não ser adequadas para você especificamente. Em outras palavras, essas recomendações não são sempre 100% seguras, pois “cada pessoa é única”.

📍 Seus amigos e vizinhos podem não ter acesso às melhores e mais seguras fontes de informações em saúde. Além disso, os medicamentos e suplementos que “funcionaram” para eles podem ter resultados muito diferentes em seu caso. Isso ressalta ainda mais a necessidade de um acompanhamento e tratamento individualizado e personalizado, adaptado aos detalhes específicos do seu histórico clínico.

DICA: Escolha com muita cautela as fontes que você consulta, especialmente quando se trata de informações relacionadas à saúde. Avalie cuidadosamente em quais fontes você confia o suficiente para aplicar os conselhos obtidos em sua vida diária. Nesse contexto, a confiabilidade da fonte de informação desempenha um papel fundamental.

Escolha dos profissionais de SAÚDE

📍 Infelizmente, há bons e maus profissionais em todas as áreas, inclusive na SAÚDE:

  • Alguns prometem resultados, quando a honestidade deveria ser compromisso em prover a melhor atenção e tratamento, pois os resultados dependem principalmente de cada organismo tratado.
  • Outros afirmam atuar em áreas nas quais não têm treinamento ou conhecimento suficiente. Isso ocorre com frequência na área ortomolecular, onde profissionais alegam utilizá-la de forma inadequada ou fraudulenta. Esses profissionais antiéticos usam o rótulo para atrair pacientes ou legitimar procedimentos que, muitas vezes, podem ser prejudiciais.
  • Muitos deixam de atualizar-se com a devida frequência, mesmo sabendo que os conhecimentos em saúde mudam rapidamente, ou resistem em aceitar novos conhecimentos científicos. Por exemplo, isso pode ocorrer devido ao esforço necessário para mudar conceitos e práticas diárias.
  • Alguns não prestam a devida atenção ao paciente durante as consultas, o que prejudica a compreensão adequada do quadro clínico do paciente. Isso pode ocorrer devido à falta de empatia no tratamento, inacessibilidade demonstrada ou dificuldade em compreender que o paciente deve ser considerado como um todo, onde a saúde ou doença de uma parte do organismo afeta outras áreas.

📍 Conhecidos, colegas, amigos e familiares que já tenham sido tratados pelos profissionais que você deseja avaliar são sempre uma boa fonte de indicação, desde que tenham passado por pelo menos algumas consultas e seguido os tratamentos conforme orientados. Afinal, como alguém que não fez a sua parte pode culpar o profissional que o trata pelo insucesso?

DICA: Sempre que possível, evite profissionais que prometem resultados, (pois se alguém promete algo do qual não tem certeza, pode estar escondendo outras mentiras). Certifique-se das qualificações do profissional (incluindo especializações, pós-graduações, cursos, participações em congressos e publicações). Além disso, busque um profissional que não apenas tenha conhecimento em sua área de atuação, mas que também o trate de forma genuinamente humana, seja acessível e ofereça a atenção que você merece. Afinal, somente dessa maneira ele pode compreender suas necessidades e determinar o tratamento mais eficaz.

Na consulta

DICA: Não omita dados ao profissional (se possível, leve suas queixas anotadas para não se esquecer de nada). Tudo que você julga não estar certo em você, ou seja, que esteja fora do que você considera normal, é importante para que o profissional certo possa avaliar seu caso de forma abrangente, mesmo que foque em algumas áreas específicas, as vezes. Muitas vezes, o que você não acha importante pode ser um fator decisivo no processo de diagnóstico e tratamento do profissional. Além disso, leve os últimos exames realizados e informações sobre as medicações/suplementos que está utilizando.

PÓS-CONSULTA

📍 Melhore seus hábitos de vida, como a ingestão de água e alimentos saudáveis com a periodicidade correta, a prática regular de exercícios físicos e o sono adequado, mesmo que seja um processo gradual. Sem bons hábitos, os melhores suplementos, medicamentos, profissionais ou tratamentos pouco adiantarão, pois o próprio organismo não terá condições de reagir e responder eficazmente.

📍 Siga as orientações do seu profissional exatamente como foram indicadas, e faça alterações apenas em comum acordo com ele, caso contrário, os resultados podem não ser os esperados.

📍 Consulte os demais profissionais eventualmente indicados. Por exemplo, médicos muitas vezes recomendam bons nutricionistas (e vice-versa) ou preparadores físicos para que os tratamentos alcancem resultados positivos. Eu, por exemplo, costumo encaminhar meus pacientes para excelentes nutricionistas funcionais com resultados excelentes. Lembre-se de que sua saúde depende da interação entre várias estruturas do seu organismo. Portanto, a colaboração entre diferentes profissionais de áreas afins na área de saúde é altamente benéfica para fornecer uma atenção mais integral e precisa ao paciente, já que cada um possui expertise em sua área específica.

📍 Cuidado com a escolha das fontes dos suplementos/medicamentos prescritos:

  • Há marcas melhores e piores desses produtos, o que afeta tanto o preço e o acesso quanto, principalmente, os resultados. Geralmente, as empresas com mais tradição e comunicação aberta e interessada com o cliente são as melhores.
  • Existem farmácias de manipulação que conseguem oferecer bons preços e são confiáveis. No entanto, há outras que, infelizmente, utilizam meios desonestos para ganhar sua prescrição, como a troca de substâncias prescritas por outras parecidas mais baratas, a omissão de substâncias em fórmulas sem comunicar o paciente, fornecer quantidades abaixo das prescritas, usar matéria-prima de baixa qualidade e até mesmo subornar profissionais antiéticos. Portanto, é importante duvidar de orçamentos muito baixos que estejam significativamente discrepantes dos concorrentes éticos. Lembre-se de que uma fórmula “mais barata” pode acabar custando muito mais no futuro, caso seu tratamento não produza resultados satisfatórios ou cause danos devido à qualidade inferior dos produtos fornecidos.

📍 Mantenha acompanhamento nos intervalos de tempo previstos pelo seu profissional de saúde: os retornos são importantes para ajustar o tratamento às suas necessidades, ouvi-lo como paciente e acima de tudo: corresponder ao máximo possível às suas expectativas. Anote “intercorrências” para comunicá-las ao seu profissional de saúde, ou seja, comunique e negocie eventuais dificuldades.

📍 ACREDITE no seu tratamento! Se você chegou até aqui e escolheu com cuidado seus profissionais de saúde, uma vez fazendo a sua parte direito, tem tudo para ter bons resultados, não? Então, pensamento positivo e rumo à saúde com bem-estar e qualidade de vida!

Enfim, escolha com cuidado e responsabilidade para quem você entrega sua saúde: afinal, ela é um dos bens mais preciosos que você pode ter, e sem ela, ninguém consegue desfrutar a vida.

Um abraço, Dr. Ícaro Alves Alcântara

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Mas, você pode se perguntar, “COMO POSSO TE AJUDAR?” A resposta começa com a compreensão de que cada pessoa tem um conjunto único de expectativas, preocupações e sonhos. Se você busca não apenas alívio para suas condições de saúde, mas também um caminho para uma vida mais plena e saudável, estou aqui para oferecer apoio. Juntos, exploraremos as abordagens e tratamentos mais adequados às suas metas de saúde e bem-estar. MARQUE SUA CONSULTA – saiba mais como eu trabalho em https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress