ÁGUA e “consensos” sobre ela

Cerca de 23% dos seus ossos, 70% do seu organismo, 77% do seu cérebro e 92% do seu sangue são água. Estas estatísticas anátomo-fisiológicas por si só mostram que é impossível ter saúde sem ela, concordam? E há um vasto material disponível sobre água.

Mas os “consensos oficiais” (no Brasil) dizem que o ser humano deve ingerir “pelo menos” 2 litros de água por dia, quando estou convencido que a recomendação deveria ser de “pelo menos 3 (três) litros por dia, bem distribuídos ao longo do dia (e água de qualidade)”. Continuem lendo para saber o porquê.

Até porque, sobre os “consensos” em geral, quando um deles diz algo em saúde, pressupõe-se que “autoridades” naquela área se reuniram em determinada época e avaliaram tudo o que estava disponível e era “cientificamente válido”, para então chegarem a uma posição “oficial” sobre o assunto. O problema é que, até essa “opinião oficial” ser divulgada, explicada, ensinada, aceita, implantada, colocada nos livros e até mesmo impressa, esse processo pode demorar anos. Por isso, muitas vezes um “consenso” já está defasado quando finalmente se torna público. Isso quando não reflete, eventualmente, interesses “ocultos” inidôneos…

Mas voltando ao assunto água, sabem por que, na minha opinião, sempre embasada cientificamente em saúde, o mínimo deveria ser de 3 litros de água por dia, divididos em cerca de 1 litro pela manhã, 1,5 litro à tarde e 0,5 litro à noite (e nunca passando mais de 2 horas sem tomar água, mas evitando mais que 150 ml de líquidos junto às refeições)?

✅ Dizer que 2 litros por dia “é suficiente” considera que o indivíduo também consumirá, no mínimo, 5 porções de frutas ou legumes (ou outras fontes de “água presente nos alimentos”) diariamente. Uma pergunta aqui: a maioria das pessoas que você conhece se alimenta assim? Além disso, os 2 litros são adequados para quem está ao nível do mar, ou seja, em baixas altitudes, exposto a um clima ameno, com atividade física diária leve a moderada e sem excesso de massa gorda corporal. No entanto, a maioria da população brasileira vive em condições bem diferentes destas!

✅ O abuso de algumas substâncias exige ainda mais água por dia, devido à desidratação (absoluta ou relativa) que elas causam. Exemplos disso são café, alguns chás, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos excessivamente salgados ou com alto teor de sódio “embutido” em sua composição.

✅ Quando você sugere 3 litros, já está considerando que a maioria vai “melhorar” mesmo se atingir 20% a menos do que o recomendado, o que já é um ganho para muitos.

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Mas, você pode se perguntar, “COMO POSSO TE AJUDAR?” A resposta começa com a compreensão de que cada pessoa tem um conjunto único de expectativas, preocupações e sonhos. Se você busca não apenas alívio para suas condições de saúde, mas também um caminho para uma vida mais plena e saudável, estou aqui para oferecer apoio. Juntos, exploraremos as abordagens e tratamentos mais adequados às suas metas de saúde e bem-estar. MARQUE SUA CONSULTA – saiba mais como eu trabalho em https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress