Há alguns dias, meu amigo e brilhante médico Dr. Frederico Lobo (Clínica de Ecologia Médica) me encaminhou isto via Twitter: RT @ecologiamedica: Será? https://twitter.com/dricaroalves “@folhaequilibrio: ‘Necessidade de tomar muito líquido é mito novo’, diz nefrologista – https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2012/09/1146688-necessidade-de-tomar-muito-liquido-e-mito-novo-diz-nefrologista.shtml“
Respondo para todos:
1️⃣ Primeiramente, leiam o conteúdo do link apontado acima…
2️⃣ Leiam o que já respondi sobre o tema, neste link: https://icaro.med.br/agua
3️⃣ Perguntem-se: a afirmativa “necessidade de tomar muito líquido é mito novo” apresenta justificativa plausível na reportagem, apoiada em fisiologia lógica ou trabalhos científicos que prestem? Tive a clara impressão que não…
4️⃣ Será que a opinião do colega médico citado na reportagem foi adequadamente reproduzida na matéria? Ou será que a edição do que foi dito eventualmente deu conotação diferente ao que foi originalmente dito?
5️⃣ Se a necessidade de tomar mais água é mito, por que geralmente melhoram hidratação de pele, aspecto/força de unhas/cabelos, funcionamento intestinal e inúmeros sintomas gerais (dor de cabeça, cansaço, tontura e mesmo patologias, como pressão alta) de quem toma mais água? Seria só “coincidência”? Decerto não.
6️⃣ Sem levar em consideração a dieta de cada um, individualmente e com o devido detalhe, será que dá mesmo para dizer que os alimentos ingeridos dão conta de fornecer para o organismo a quantidade de água necessária para seu bom funcionamento?
7️⃣ Será que quem toma pouca água/dia tem o mesmo desempenho geral de quem procura tomar mais, em torno de 3l/dia? Bem… Posso estar errado, mas com mais de 20.000 pacientes atendidos até o momento, minha experiência mostra que os mais bem hidratados usualmente funcionam bem melhor.
8️⃣ Seria mais uma vez a “indústria da doença” sorrateiramente por trás da divulgação de um mito? Afinal, notaram como muita coisa/conhecimento que poderia ajudar as pessoas em prevenção, promoção da saúde, a “adoecer menos” vem sendo criticada, mesmo que sem evidências plausíveis para tal? Será que tem gente que lucra com você doente querendo a todo custo que você desacredite e deixe de praticar tudo que possa, simplesmente, te trazer saúde?
9️⃣ Hoje em dia, nem tudo o que é publicado pela imprensa leiga é confiável… Mais uma vez, vale o juízo crítico apurado sobre o que está escrito, sobretudo quando é a sua saúde o que está em jogo!
Um abraço, gente: e cuidado com os reais “mitos” por aí! Dr. Ícaro